
O que é Extensão Universitária?
A universidade pública é um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos. Ela se fundamenta em três bases inter-relacionadas: ensino, pesquisa e extensão. A extensão tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. Ou seja, ela funciona como um o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.
A extensão universitária talvez seja o pilar menos conhecido e menos desenvolvido pelas universidades em geral. Isso porque, muitas escolas, ignoram o fato de que fora desse ambiente acadêmico, no qual se desenvolve o ensino e a pesquisa, existe uma comunidade que, apesar de estar tão próxima, não tem acesso ao que é ensinado e desenvolvido aqui – mesmo estando em uma universidade pública, financiada pelos impostos da população.
Tendo em vista nosso papel transformador, nós do CABAP, por meio dos projetos visamos democratizar o conhecimento acadêmico e participar ativamente da comunidade. Para isso, nas campanhas como o setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, realizamos atividades em parceria com as ESFs da região além de realizarmos o Workshop de Medicina que ocorre anualmente. Ademais, compreendemos, também, que a faculdade, mais especificamente, o curso de Medicina – que ainda é bem restrito a população mais economicamente favorecida – precisa retribuir melhor a comunidade, formar médicos que vão além das suas consultas, que tenham uma responsabilidade social e se tornem um agente potencial de transformação social.